"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece"Filipenses 4:13.

Reflexoes Biblicas

Guiados pelo Espírito de Deus

“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula

, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti” (Salmos 32. 8-9).

Não há dúvidas quanto à necessidade de se ter a orientação do Espírito em todos os momentos da vida. Na tentativa de aguçar o seu discernimento quanto à percepção de certas situações típicas e rotineiras nas quais a direção do Espírito se torna importante, quero compartilhar com você algumas situações que considero de grande importância na vida de todos nós. Nada tão elaborado e complicado de perceber. Antes porém, deixe-me compartilhar algo.

Quando aceitei a fé, logo cedo, atentei para o fato de que era possível receber a orientação de Deus para a construção da minha vida. Com efeito, se você crer que Deus tem um propósito para você, deverá igualmente crer que Ele quer direcioná-lo. Do contrário, você perderá seus dias, preso numa rotina infrutífera. Vamos então aos pontos chaves:

1-Na tomada de decisões, envolvendo fazer ou não fazer algo; aceitar ou não aceitar algo que pode mudar o curso de sua vida ou mesmo desviar você da presença de Deus. Exemplos: alianças e parcerias comerciais; mudança de residência; adoção de uma criança etc. Se você é jovem, pode incluir nessa lista, o projeto de um casamento e a escolha do seu cônjuge. É obvio que haverá ocasiões nas quais a pedagogia de Deus levará você a aprender com os seus erros, inclusive com o objetivo de depender do Senhor e aprender a ouvir a sua voz.  

2-Quando surge a ideia de ir a um lugar ou falar com alguém. Refiro-me a comportamentos e acontecimentos que podem ser de sua própria iniciativa. Nesses casos, sugiro que você verifique a natureza desse impulso motivador, devendo lembrar que conversas sem objetivos e passeios sem nenhuma visão de propósito, frequentemente são atitudes infrutíferas e que redundam em obras da carne. A lógica não é torná-lo fanático, pensando que não deva nem mesmo ter lazer, descansar, ter férias, passear etc.  O objetivo é que você considere Deus presente em todos os seus caminhos e pratique a consciência dEle em sua vida em toda suas áreas.

3-Diante de situações formais onde sua fala é requerida. Você pode considerar o ato formal de alguém questionar a sua fé, como expressa Pedro: “Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15) ou situações humanas, naturais da vida, mas também importantes. Exemplos: ao prestarmos um depoimento, passarmos por uma entrevista de emprego, avaliações e testes acadêmicos etc. Em todas essas situações, a ajuda do Espírito sempre estará presente para que não venhamos contradizer-nos ou cair em situações embaraçosas que manchem a verdade do evangelho em nós.  

4-Diante da prática da evangelização pessoal e pregação da Palavra. Essas são situações típicas nas quais o espírito Santo sempre deve estar presente. Como alguém pode pensar ser possível falar de Jesus ou testemunhar do seu amor por nós sem a ajuda e unção do Espírito? Oh, como precisamos da orientação do Espírito nesses momentos! Somente ele nos dará as palavras certas e ungidas para que os corações sejam tocados. Não é à toa que Paulo pedia oração “para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar” (Efésios 6:19-20).

Que Deus nos abençoe! Que Ele nos oriente com seu Espírito em todas as situações acima. Com efeito, Ele sempre está presente, e se manifestará na medida do nosso fervor espiritual, na medida de sua Graça sobre vós e sobretudo, na medida de nossa vida diária de comunhão com Ele.

Nosso Endereço

Nome da rua aqui

(000) 00000-0000

seuemail@hotmail.com

(000) 00000-0000

Seg - Sab: 9:00 - 18:00

Links Rápidos

Igreja Modelo Igreja @  Todos direitos reservados